Vamos falar sério sobre o desmatamento

Temos uma péssima notícia para as florestas.

O atual presidente Temer aprovou a prorrogação do CAR. O CAR é um cadastro que funciona como o RG da terra que deve ser informado por todo produtor rural. Graças a ele, é possível que o governo monitore as propriedades rurais e controle o desmatamento. O adiamento desse prazo irá favorecer o adiamento da regularização ambiental. Isso abre as portas para o desmatamento. Saiba mais aqui.

“O Brasil enfrentará nos próximos dois anos um dilema socioambiental. Ou persegue, de maneira firme e efetiva, a eliminação do desmatamento no país, ou dará margem a retrocessos, permitindo a continuidade da destruição dos ecossistemas, em especial nos biomas Amazônia e Cerrado. A ameaça de retrocessos pode ser traduzida pela estagnação das taxas de desmatamento da floresta amazônica que, desde 2011, teima em oscilar em torno da média de 5.544 km²/ano. Uma área nada desprezível. Algo similar ao território do Distrito Federal ou, se traduzida em emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), a quase o dobro do que é emitido pela frota de veículos leves do país a cada ano. A situação pode piorar, o último boletim do SAD, de junho deste ano, registrou um aumento de 97% no desmatamento da Amazônia em comparação com o mesmo período de 20152 .

*trecho de uma carta assinada pelas principais organizações contra o desmatamento.

Não é de hoje que vemos e ouvimos falar sobre o desmatamento. É preciso mudar a postura e fazer mais sobre isso. A nossa Amazônia não pode morrer.

line3.jpg

Algumas animações estão focando nesse assunto para conscientizar nossas crianças. São ótimos filmes e que tratam tudo de uma maneira descontraída e que mexem com nossas emoções. Valem a pena serem vistos. Se você tem uma criança, assista com ela. Se não tem, assista sozinho mesmo. Você vai adorar.

RIO 2

Resultado de imagem para desmatamento rio 2

O filme de animação “Rio 2”, segundo da saga, tem como cenário a Amazônia no lugar da cidade do Rio de Janeiro e aborda o problema do desmatamento na floresta amazônica, com o perigo que isso representa ao ecossistema, e usa como exemplo o perigo de extinção das aves protagonistas, as araras azuis.
A história começa na noite de Ano Novo no Rio de Janeiro. Na cena seguinte, a família protagonista de araras-azuis é vista vivendo comodamente na cidade.
Acreditando que os filhos estão mal acostumados à vida urbana a mãe, Jade, decide fazer uma viagem ao Amazonas, ao descobrir que lá vivem outros exemplares da sua espécie. O caminho até chegar à floresta amazônica faz à família percorrer grande parte do Brasil, incluindo Ouro Preto, em Minas Gerais; Brasília, e Salvador, Bahia, para chegar finalmente a Floresta Amazônica.

O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida

Resultado de imagem para desmatamento nos filmes

O filme é ambientado em uma terra pós-apocalíptica bem bonitinha. Não existe vida natural, a fauna foi extinta e a geração atual que habita a cidade chamada “Thneed-Ville” nunca teve contato com árvores reais, somente versões plastificadas e digitais. O personagem principal, Ted, é um menino que, instigado pela paixão que sente por Audrey, decide procurar uma trúfula para dar lhe de presente. Trúfula é o nome das árvores extintas. A fim de realizar esse desejo, ele vai atrás de Umavez-ildo. De acordo com a lenda contada por sua avó, ele é o único capaz de conseguir uma árvore de verdade. Ao procurar pelo homem, ele conhece o motivo do sumiço das árvores junto com a história do guardião delas, O Lorax.

A temática sobre preservação e sustentabilidade da fauna e da flora deve ser levada ao conhecimento das crianças e a conscientização por meio de formas lúdicas como acontece com as animações contribuirão para essa formação de consciência.

Se você quer fazer a diferença, o pessoal da Greenpeace Brasil está pedindo assinaturas contra o desmatamento nesse link.

Precisamos de desmatamento zero já!

Anúncios
Esse post foi publicado em Conversa Fiada, Sobre Filmes e marcado , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para Vamos falar sério sobre o desmatamento

  1. Kamylla Prado disse:

    Rio é uma graça, a proposta do filme é muito boa e explicativa, alpem de natural. Infelizmente parece que cada dia que passa o Brasil anda mais para trás no desenvolvimento sustentável e só fecha com o bonde da moto serra. =/

    Parabéns pelo post.
    vidaemserie.com

    Curtir

  2. verdade concientização é sempre uma solução

    Curtir

  3. Realmente, estamos acabando com o meio ambiente, muito triste com a forma que estão tratando ele.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s