Começa a Lenda

zorro-reboot

Em 2005 Isabel Allende surpreendeu a todos mais uma vez com o lançamento de “Zorro: Começa a Lenda”. A autora e jornalista chilena que até então havia escrito obras consideradas dramáticas e introspectivas, demonstrou ser capaz de se adaptar a qualquer tipo de gênero literário, arrancando elogios de críticos renomados de várias partes do mundo com sua obra sobre o herói de capa e espada conhecido internacionalmente.

Não é fácil inovar em algo clássico, mas Allende provou que é possível fazê-lo. Em seu livro, a autora conta do início a história de Diego de la Vega. Desde como seus pais se apaixonaram até o nascimento e infância do rapaz e seu irmão de leite, Bernardo. Deixa marcada a arrogância de Diego em vez de enfatizar apenas sua personalidade forte e corajosa, e exalta de maneira única os personagens secundários que fazem parte da trama.

A história começa em 1790. Diego é filho de um pai aristocrata espanhol, dono de grandes propriedades de terras e de uma mãe indígena guerreira da tribo Shoshone. Ele testemunhou crueldades sofridas pelo povo indígena e aos 16 anos foi mandado a Barcelona junto com Bernardo, cuja época estava dominada pela corrupção, onde se envolveu com uma sociedade secreta chamada de “Justiça” e aprimorou suas habilidades com espada aprendidas com o pai. A partir daí é possível perceber a formação de caráter do futuro herói em busca da defesa de seus ideais.

Ele enfrente piratas, convive com ciganos, conhece o amor, retorna a terra natal trazendo amigos e cria o lendário conhecido até hoje, inspirador de filmes, séries, novelas e livros obviamente… A história é um misto de romance, humor e aventura, perfeita pra quem é fã ou para quem só viu os filmes de Antonio Banderas e quer saber como surgiu o guerreiro lendário.

É importante falar que esse livro em comparação a outros não contém tantos diálogos, o que por incrível que pareça, não incomoda. Pelo menos não a mim! Ainda sim a autora consegue envolver o público e fazê-lo se apaixonar pelos personagens, até mesmo os secundários, que são muito bem desenvolvidos. O que pode cansar o leitor no início é a grande quantidade de detalhes contando como os pais de Zorro se conheceram e a história da infância de Diego. Porém, os detalhes de sua infância são enfatizados justamente para justificar todas as razões que levaram de la Vega a se tornar o herói que conhecemos. Algumas das batalhas descritas nas cenas também não possuem grande riqueza de detalhes, o que é plausível, visto que são inúmeras, e tantas descrições, sobre tantas lutas, acabariam por empobrecer a trama, em vez de enriquece-la.

“Zorro: Começa a lenda” é um livro incrível e diferente, que ganhou um ar inovador nas mãos de Isabel Allende. Vale a pena se entregar aos encantos dessa obra e deixar a imaginação fluir por meio da leitura de uma história com planos de fundo históricos. Muito mais que diversão, é uma lição de cultura, tolerância e história antiga. Se você já leu Zorro, conta pra gente o que achou 😉 se não leu… corre lá pra baixar ou vai na biblioteca… queremos saber a sua opinião !

livro zorro

#EuRecomendo !!!

Anúncios
Esse post foi publicado em Sobre Livros e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Começa a Lenda

  1. Adoro aventuras e ficar imaginando as cenas, ótima dica! bjs

    Curtido por 1 pessoa

    • CanetaNerd disse:

      Olá Cintia!
      Muito obrigada por ler nosso blog. Pois é, não é bom as várias versões que a gente inventa? kkkkk na minha opinião é a melhor parte de ler… Você vai adorar!
      Beijooosss !!!!

      Curtir

  2. prosaamiga disse:

    Seu texto está maravilhoso, me fez lembrar de quando era adolescente e amava ver seriado do Zorro na TV.
    Fiquei curiosa sobre os fatos que você fala como os pais e a infância do Zorro.
    Acho que vou gostar de ler essa nova narrativa.
    Bjinhos,
    http://www.prosaamiga.com.br

    Curtido por 1 pessoa

    • CanetaNerd disse:

      Olá!
      Muito obrigada por ler nosso blog. Ele sempre foi um dos meus heróis prediletos. O livro da Isabel Allende só me fez gostar ainda mais dele. Contar o que o levou a se tornar o Zorro de maneira tão profunda e cativante, marca a memória de qualquer leitor. Você vai adorar ler esse livro!
      Beijooosss !!!!

      Curtir

  3. Diana Rocha disse:

    Nossa, amei o seu texto! Vou te falar que quem tem amor por leitura pode ser o livro que for rico em detalhe não fica entediante, na minha opinião só fica mais emocionante!
    Amei o seu post e ele arrasa corações.

    Um Grande Beijo

    Curtido por 1 pessoa

    • CanetaNerd disse:

      Olá Diana!
      Muito obrigada por ler nosso blog. Eu amei esse livro, e sinceramente a ausência de detalhes só fez com que eu me apaixonasse mais ainda pela história!
      Beijooosss !!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s