Quando um sonho se torna realidade

imperial

A matéria de hoje é especial para os fãs de histórias em quadrinhos e vai dar uma verdadeira lição de empreendedorismo pra muita gente. Imagine quando jovens universitários decidem inovar e transformar um hobby em uma empresa que têm ganhado cada vez mais destaque em um mercado tão peculiar como o dos HQ’s. Essa é a história da Imperial HQs. Uma empresa formada por estudantes de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Designe Gráfico das cidades de João Pinheiro e Patos de Minas. Tudo começou ainda na infância de um dos integrantes, quando ele e o primo desenhavam juntos.

Depois de entrar na faculdade o futuro publicitário começou a postar uma história no Facebook, que teve uma repercussão positiva. Os membros da equipe se conheceram e dessa união surgiu a Cronos, primeira HQ de romance com o selo da empresa e obra de maior sucesso até hoje. A partir daí o projeto entrou em ascensão. Vieram outras histórias, temas diferentes como terror, suspense, ação e aventura, e consequentemente maior variedade de público. Mas e esse nome? A explicação faz jus a determinação de toda a equipe. Remete a origem de tudo ao mesmo tempo em que aspira aos seus objetivos futuros: se tornar uma franquia de histórias em quadrinhos de sucesso.

Para esses empreendedores, o segredo do sucesso não está apenas em encontrar uma oportunidade no mercado, mas também em gostar do que se faz e se sentir bem dentro do ambiente de trabalho. Eles afirmam que a Imperial HQs não é apenas um  negócio, mas o ponto de encontro de amigos, onde existem interesses em comum e um empreendimento. O trabalho em equipe, a convivência e a cobrança mútua fazem com que aprendam muito uns com os outros. Quando questionados a respeito das expectativas para o futuro a resposta foi rápida. Estão trabalhando duro para que no futuro seja possível se manterem apenas com a empresa, sem a necessidade de ter um trabalho paralelo e, expandir os projetos que fazem, para que todo o país os conheça.

Quem pensa que as histórias escritas por essa galera só tem a função de divertir está muito enganado. Eles trabalham com as entrelinhas e tem a preocupação de conscientizar. Nas tramas, sempre existe algo voltado para a responsabilidade social, cultura etc. Por exemplo, uma das histórias, Raoni, se passa na Amazônia e inclui o folclore no enredo. Sellina, fala de uma menina que nasceu como bruxa e é vista de maneira diferente pela sociedade até que as pessoas a conhecem e ela passa por um processo de aceitação. O projeto mais recente da equipe, Madre Muerte, trata da cultura mexicana. São temas distintos e que tem uma influência positiva sobre o público.

De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Exame, até 2015, o Brasil contava com três entre 10 pessoas de 18 a 64 anos que tinham seu próprio negócio, entretanto o número ainda era considerado pequeno, mesmo tendo saltado de 23% em 2004 para 34,5% em 2015. A Imperial HQs faz parte dessas estatísticas. Embora tivessem muitas ideias, tomaram a iniciativa de se instalar em uma incubadora de empresas, o que mudou sua visão de mundo e contribuiu para seu crescimento, já que a partir daí foi mais fácil colocar em prática todas as ideias que desejavam executar, bem como avaliar as opções disponíveis em cada caminho que optassem por seguir. A título de curiosidade, a incubação de uma empresa reduz o risco de falência em 70%.

A Imperial HQs também já mostrou para o que veio internacionalmente. Em dezembro de 2015 participou de um concurso internacional de histórias em quadrinhos independentes, promovido pelo Webtoons em parceria com Stan Lee, criador de Homem Aranha.

Concorreram com seu atual projeto, Madre Muerte, que fala de uma mulher chamada Linda. Ela descobre que tem poderes da Deusa mexicana conhecida como “Senhora do Mundo dos Mortos” e se vê presa no meio de muitos mistérios, acreditando que uma série de mortes misteriosas na cidade de La Santidad tenham a ver com o seu passado. Infelizmente não levaram o prêmio, porém permaneceram entre os mais populares no que diz respeito a acessos durante semanas.

muerte

Desde então Madre Muerte vem tomando proporções tão grandes quanto a primeira história da turma. Para dar ainda mais visibilidade a obra a empresa lançou uma campanha de arrecadação no site de financiamento coletivo, Catarse. Assim, todas as pessoas que se interessarem podem contribuir com os idealizadores do projeto, independente da quantia, em troca de recompensas. O objetivo é atingir a meta financeira definida para a execução do projeto. Se essa meta for alcançada, o próximo passo da Imperial HQs será a produção impressa da revista. Caso contrário, o dinheiro é devolvido a quem apoiou o projeto.

Apesar da pouca idade e de ainda serem estudantes esses garotos conseguiram uma grande visibilidade e tiveram dois grandes diferenciais para se destacarem: persistência e coragem. Para quem tem boas ideias, mas tem medo de arriscar eles afirmam: “Não se pode desistir no primeiro tombo, porque apesar de cair dá pra aprender muito.  Também é necessário mudar a visão de mundo e divulgar o trabalho que faz, pois o público não vai descobri-lo de uma maneira mágica.  É preciso correr atrás”. E para encerrar, a frase citada por um dos integrantes da Imperial HQs, cujo autor, o Caneta Nerd também não encontrou. “Você pode errar em qualquer área, mas tente errar naquilo que você gosta.”

Se você ficou curioso sobre as histórias da Imperial HQs e quer saber mais a respeito, basta acessar o site ou a fanpage da empresa.

E se você quiser contribuir com o projeto Madre Muerte pode acessar também o site Catarse.

Um beijo!

(Você tem um projeto – nerd – legal e quer que contemos a sua história? Entre em contato conosco AQUI)
Anúncios
Esse post foi publicado em Conversa Fiada e marcado , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para Quando um sonho se torna realidade

  1. Adoro , postagem como está , assim apreendo mais o texto ficou maravilhoso
    ainda não conhecia sobre Madre Muerte belo projeto

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pry disse:

    Que bacana é bastante instimulador e inspirador, eu não substimo ngm e coisa alguma parebens pelo o post e pela sua organização. Um beijo ❤❤

    Curtido por 1 pessoa

  3. Que história Legal! persistir num objetivo é essencial! bjs

    Curtido por 1 pessoa

  4. Jac disse:

    Nossa, que legal!
    Meu amigo ia adorar participar do concurso. Acho que informações como esta deveriam ser bem mais divulgadas.

    Adorei!

    Beijos, Jac

    Curtido por 1 pessoa

  5. Karyna disse:

    Caramba que bacana, não sabia dessas informações, mtt bom o post… Ameii bjoos

    Curtido por 1 pessoa

  6. Diana Rocha disse:

    Nossa, eu não sabia que tinha um concurso Internacional de historias em quadrinho… Amei saber disso!!!!

    Amei o post e meus parabéns!

    Um Grande Beijo.

    Curtido por 1 pessoa

  7. eliane disse:

    Nossa que legal saber dessas informações que não sabia,vou no site saber mais sim,adorei
    e realmente é muito bom ter um sonho e este sonho vira realidade,bjsss

    Curtido por 1 pessoa

  8. imperialhqs disse:

    Agradecemos muito pelo apoio, Caneta Nerd!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Acho muito legal ver uma produção brasileira ganhando espaço assim. A gente tem que apoiar essas iniciativas sempre, e pelo jeito ainda tem muito o que acontecer na vida desse grupo. Boa sorte!

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s