O Que Assistir Antes de Batman vs Superman

 

Olá gente! Pra quem está super ansioso para assistir a Batman vs Superman esse ano no cinema – assim como eu – já deve ter assistido novamente todos os filmes desses heróis dos quadrinhos DC Comics! E se ainda não viu os 7 filmes do Batman (ordem cronológica do Batman no cinema) ou pelo menos a ultima trilogia (2005 a 2012), e também não viu os (vários) filmes do Superman, fizemos esse post para você, aqui reunimos um breve comentário sobre os filmes do Batman, e os do Superman você confere AQUI, nesse blog super bacana que encontrei.

Batman (1989)

Dirigido com maestria por Tim Burton o filme se tornou um sucesso na década de 90. Os fãs dos HQs simplesmente surtaram com a adaptação para o cinema e Michael Keaton fez um bom trabalho como Batman – Bruce Wayne. Mas quem salvou o filme mesmo (na minha opinião) foi o maravilhoso vilão Coringa (Jack Nicholson) que simplesmente foi extraordinário e me fez amá-lo mais e mais a cada cena.

Quem não é dessa época e teve que assistir a essa adaptação há uns 15 anos depois de seu lançamento, consegue enxergar vários erros e critica o jeito “lerdo” do Batman. Mas para os verdadeiros fãs do HQ, esse pode ser o melhor filme, já que trouxe o lado sombrio do homem-morcego que desde os anos 60 estava sendo retratado nos quadrinhos com uma imagem caricata e medonha. O filme trouxe o “Batman” de volta, assustador, ameaçador, soturno como ele tem que ser, e ninguém melhor que Tim Burton para retratar isso, não é mesmo? Apesar de tudo, esse filme não se tornou o meu favorito, pois como já havia assistido as novas adaptações, não consegui esquecer o rosto do “batman” que tinha me acostumado e pra mim, Michael Keaton não tem de jeito nenhum a cara de Bruce Wayne – Batman.

Avaliação Caneta Nerd:

3-estrelas

 

Batman: O Retorno (1992)

Batman: O Retorno também foi dirigido por Tim Burton (Awee! o/) e conseguiu deixar todos pasmos e maravilhados pela história do herói e dos vilões, tendo total controle criativo que a Warner Bross o concedeu e simplesmente arrasou!

O vilão Pinguim (Danny Devito) e seus aliados deram um show e marcaram sua história na adaptação. Por acompanhar a série Gotham (já falei sobre ela aqui) eu já era completamente apaixonada por Oswald Cobblepot e esse filme afirmou isso mais ainda.

Quem também arrasou nesse filme do início ao fim foi a Mulher Gato – Selina Kyle (Michelle Pfeiffer). A atriz conseguiu o equilíbrio perfeito entre o meigo e o sensual. Ela e aquele chicote fez de Pfeiffer referência da personagem e, caramba, que personagem.

Tim Burton cometeu algumas falhas quando se trata da origem dos personagens, mas não se pode negar que quando o assunto é “vilão” ele sabe conduzi-los brilhantemente. Esse filme também não entrou na minha lista de favoritos, mas conseguiu superar o primeiro, apesar do Batman – Bruce Wayne continuar bem lerdinho.

Avaliação Caneta Nerd:

4-estrelas

Batman Eternamente (1995)

Agora dirigido por Joel Schumacher e Tim Burton apenas como produtor, o filme consegue trazer algumas surpresas boas.                                                                                               Val Kilmer interpreta Batman, mas quem se destaca dessa vez é Jim Carrey interpretando Edward Nygma, o “Charada”. Completamente louco e inteligente, o charada nos faz dar algumas risadas – mesmo sabendo dos planos mais psicopatas possíveis que esse vilão tem na cabeça. O filme nos apresenta também o “Duas Caras”, outro vilão do mundo Batman, interpretado por Tommy Lee Jones, que se une ao Charada para derrotar Bruce Wayne.

O melhor desse filme é a apresentação do braço direito do Batman, Robin. Interpretado por Chris O’Donnell, a história que o filme traz sobre como e porquê ele se tornou “Robin” é o que me prendeu realmente ao filme.

Mesmo com a mudança de ator para a interpretação de Batman/Bruce, ainda não consegui me convencer de que aquele era um verdadeiro Batman, mas não posso negar que teve uma melhora muito grande de atuação. O filme é bem sessão da tarde e também – novamente – não entrou na lista de favoritos. O que prejudica bastante o filme é a falta de “seriedade”, tentam fazer piadas toda hora e isso não é bom. Não para quem realmente é fã do herói.

Avaliação Caneta Nerd:

3-estrelas

 

Batman & Robin (1997)

Ainda dirigido por Joel Schumacher, esse filme – não acredito que vou dizer isso – mas conseguiu ser o pior filme da franquia. E Deus, o que é aquele BatCard? O melhor que aconteceu foi a troca do ator que interpreta Batman, agora com George Clooney, melhorou um pouco, mas o filme é muito ruim pra deixá-lo brilhar, e honestamente, ele não conseguiu fazer um bom trabalho.

Em entrevista recente ao The Graham Norton Show, Clooney comentou seu constrangimento por ter feito Batman & Robin: “Foi a coisa mais constrangedora que eu fiz e mudou completamente a minha carreira. Era um filme difícil de ser bom e não sei como poderia fazê-lo de um modo diferente”. Não sou especialista e realmente não sei de quem é a culpa do desastre, mas não gostei mesmo desse filme.

Calma, não vou falar só sobre as coisas ruins. Tem algumas coisas que “salvam” o filme (se é que isso é possível). Uma Thurman fez um bom trabalho como Hera Venenosa e foi uma vilã melhor que o Mr. Freeze (Arnold Schwarzenegger). Teve também a BatGirl (Alicia Silverstone) que de uma hora para outra, sem treino algum, se torna “quase melhor” que o próprio Batman. Uma coisa muito boa foi terem deixado Chris O’Donnell como Robin.

Ainda me pergunto pra quê a necessidade dos mamilos nas armaduras e close no bumbum do Batman em quase todas as cenas. Maaaaas, tudo bem.

Avaliação Caneta Nerd: 

2estrelas-300x62

 

Batman Begins (2005)

Esse filme sim, entrou para a lista de meus filmes favoritos. Já havia visto toda a trilogia muito antes de ver os filmes citados acima, e vi de novo para comentar aqui para vocês.

O filme foi dirigido por Christopher Nolan e a história do Batman é contada a partir de sua infância. Esclarece o porquê que Bruce Wayne tem (tinha) medo de morcegos e aprende a enfrentá-los, a morte de seus pais e todo o drama psicológico que ele passou.

Interpretado por Christian Bale (Aêe!), Bruce Wayne tenta achar algum sentido para sua vida e desaparece por 7 anos. Nesse tempo ele aprende a lutar e a se defender, incorporando o objeto de seu medo e defendendo Gotham de seus inimigos. Temos uma maior participação do policial Jim Gordon (Gary Oldman) que faz um ótimo trabalho. Cillian Murphy interpreta o vilão Espantalho e me surpreende com sua astúcia. Tem também a Liga das Sombras (liga a qual Bruce foi treinado), mas por não se identificar e achar justo a finalidade das ações da Liga, Bruce resolve cair fora e combater as injustiças por conta própria.

Filmaço, muito bem executado, com uma maturidade, seriedade e um ambiente sombrio digno de 5 estrelas do Caneta Nerd.

Avaliação Caneta Nerd:

5 estrelas

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Dando continuação a trilogia dirigida por Christopher Nolan, esse filme consegue me arrepiar as espinhas e socar o ar e dizer: Que filme foda! É o melhor de todos com certeza absoluta.

A atuação do Heath Ledger como Coringa foi tão sensacional, que fez o Christian Bale (Bruce Wayne – Batman) ficar como coadjuvante no filme. Ledger mereceu o Oscar que ganhou.

Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa e o contratam para combater o Cavaleiro das Trevas.

Esse filme é tão bom, mas tão bom (na minha humilde opinião) que acho difícil aparecer outro filme do Batman tão bom quanto esse. Tomara que apareça, mas acho difícil. A história se entrelaça e você começa a compreender todos os aspectos e detalhes que não entendeu no filme anterior. Temos Coringa e Duas Caras como vilão e são sensacionais do início ao fim. Quando eu disse que Tim Burton falhou em contar a origem dos personagens em “Batman: O Retorno”, Nolan soube contar isso brilhantemente e arrasou. Simplesmente apaixonada com esse filme! ❤ Vai pra lista de favorito com certeza.

Avaliação Caneta Nerd:

5 estrelas

 

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Último filme da trilogia de Nolan, onde Batman ficou desaparecido por mais oito anos, e naquele instante passou de herói a vilão. O Cavaleiro das Trevas sacrificou tudo o que era importante para ele, e agora sofre uma perseguição liderada por seu amigo Comissário Gordon. Agora, ele terá de lidar com a chegada de um ladrão muito esperto e misterioso. Muito mais perigoso, no entanto, é o aparecimento de Bane, um terrorista mascarado, cujo plano é tirar Bruce desse exílio auto-imposto.

Nesse filme conhecemos Selina Kyle – Mulher Gato, interpretada por nada menos que Anne Hathaway, que brilhou em seu papel.

O vilão Bane é interpretado por Tom Hardy, que faz Batman sofrer – e muito, durante quase todo o filme. Este é o filme mais fraco da trilogia, o que não significa que ele é ruim, pelo contrário. Enquanto o primeiro mostra uma versão inovadora do Homem-Morcego e o segundo explora um vilão maravilhoso, este no entanto parece servir apenas para “fechar” a história. Para começar, temos um único vilão (depois de ver Coringa e Duas Caras, é meio decepcionante um filme inteiro com o mesmo tempo de duração focando num único vilão (forte, admito, mas ainda deixando a desejar). Tem quem diga que o roteiro foi readaptado, pois contaria com a presença de Ledger novamente como Coringa, mas infelizmente esse ator sensacional foi dessa para melhor. 😦 Porém o final da história é digno de um herói como Batman. Era o final que a trilogia pedia.

A conclusão que cheguei é que não há outro filme com a temática “super-herói” que supere esta trilogia inteira. A sensibilidade de Nolan em transformar uma história e captar sua essência dramática é tamanha a ponto de diversas vezes esquecermos do Batman em si e passarmos a vê-lo como Bruce Wayne e seus dramas pessoais. Sua relação com Alfred é muito bem retratada, principalmente com a atuação impecável de Michael Caine. O final emocionante, regido pela trilha sonora fantástica de Hans Zimmer, é de tirar o fôlego. Enfim, fico contente de ter assistido esta obra-prima do Nolan no cinema, tendo a certeza de que este acertou em cheio!

Avaliação Caneta Nerd:

5 estrelas

 

Agora pra te deixar com gostinho de quero mais, curta o trailer de Batman VS Superman!

 

Beijos e até a próxima!

Assinatura Prih

Anúncios
Esse post foi publicado em Sobre Filmes e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

16 respostas para O Que Assistir Antes de Batman vs Superman

  1. Esse é com certeza um dos posts mais completos sobre os filmes do Batman que eu já li. E acho que o meu preferido é o do Heath Ledger como Coringa, ele realmente estava fantástico no papel. Mas tenho um pouco de apego aos dos anos 90, foram os primeiros que eu assisti.
    Beijos
    Mari
    http://www.pequenosretalhos.com

    Curtido por 1 pessoa

  2. Bruno Bucis disse:

    Achei essa uma das melhores seleções que vocês já fizeram aqui no site. Parabéns! Ps: indiquei seu blog para o Prêmio Dardos. Dá uma conferida depois https://atoboga.wordpress.com/2016/02/14/nota-do-autor-premio-dardos/
    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

  3. Shir Matos disse:

    Você me deixou ainda mais ansiosa para assistir, o meu preferido é com o Heath Ledger! Quero looogo assistir *-* Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  4. Paula Ribeiro disse:

    Não gosto de filmes deste tipo, o que é estranho, pois envolve grandes produções e grandes atores! Tudo é questão de gosto, mas tenho que admitir, que sempre arrasam.

    Curtido por 1 pessoa

  5. O de 89 é meu preferido, não tem jeito! hahahaha Combina Jack Nicholson + Tim Burton é amor demais para meu coraçãozinho! Depois vem o de 92 com o Pinguim, cara que eu passei boa parte da minha infância imitando (alok!) hahahaha! O do Clooney é uma desgraça, putz que filme péssimo… O de 2012 tem a Anne Hathaway então não tinha como ser ruim ❤
    Gostei muito do post!
    Beijos!!
    Blog Amanda Hillerman

    Curtido por 1 pessoa

    • CanetaNerd disse:

      Muito obrigada pelo elogio, Amanda! Que bom que gostou 😀 Não gostei muito dos primeiros filmes porque assisti recentemente e procurei falhas demais, infelizmente! Beijos

      Curtir

  6. Joana D'Arc disse:

    Oi
    Adorei o post 😊 amo todos filmes de heróis. E o Batman é um dos meus favoritos. Estou super ansiosa para ver o filme novo 😉
    Bjo

    Curtido por 1 pessoa

  7. karyna disse:

    confesso que não sou muito fá de filmes de herois assim rs , mas pra quem gosta é um otimo post, bem explicado… bjs

    Curtido por 1 pessoa

  8. A trilogia de Nolan ficou perfeita! Mas também estou com ótimas expectativas para esse novo filme do Batman e com o Superman e com a Mulher Maravilha, Aquaman, Lex Luthor, AI MEU DEUS ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s